FOLK FAN BRASIL

BEM VINDO AO BLOG SOBRE MÚSICA FOLK

sábado, 1 de dezembro de 2012

ADRIANA VAREJÃO - HISTÓRIAS ÀS MARGENS - MAM

ADRIANA VAREJÃO - HISTÓRIAS ÀS MARGENS
MUSEU DE ARTE MODERNA
ATÉ 16 DE DEZEMBRO DE 2012

A carioca Adriana Varejão é uma das principais representantes da arte contemporânea brasileira, assim como uma das mais valorizadas artistas do Brasil no mercado de arte mundial ao lado de Beatriz Milhazes.

Suas obras são universais trabalhadas com a pintura fragmentadas em diversos elementos que compõem a sua tela . Nas obras a história de um tempo inacabado representados por azulejos. Uma instalação com pinturas à óleo, acessórios como cadeiras, mesa e objetos de porcelana, tornam a criação de Varejão uma linguagem potente. Os temas em suas obras nos remetem a reflexões sobre vestígios históricos, ou a  presença de fatos históricos um tanto esquecidas em nossa cultura. Assim em "Reflexo de Sonhos no Sonho de Outro Espelho", a violência é representada de modo que causa ao espectador a ativação da memória de acontecimentos como o evento de Tiradentes, causando uma sensação de angústia .

Na azulejarias  varais penduram víceras, lembram um açougue. Ou rompem os azulejos plantas carnívoras.

O Rio de Janeiro também é tema para sua obra com uma pintura sensacional em estilo chinês da Baía de Guanabara.

A exposição é uma retrospectiva de seu trabalho com 42 obras organizadas pelo curador Adriano Pedrosa e aproveita a Trigésima Bienal de Arte de São Paulo, visto que o MAM fica ao lado do Pavilhão Cicilo Matarazzo.

Destaque para o painel com uma pintura intitulada "Saunas".


OBRAS DE ADRIANA VAREJÃO -  MAM -
 PARQUE DO IBIRAPUERA - PORTÃO  3
SÃO PAULO

Nenhum comentário: